1/22/2007

Boletim 1 - Dezembro


Clique, por favor, nas imagens, para ampliar e ler.

1/19/2007

Teatro Experimental de Bissau - TEB

Faz este mês dois anos que um grupo de professores do PASEG criou o Teatro Experimental de Bissau (TEB).
O TEB estreou a sua primeira peça, “O soldado João”, a 11 de Julho de 2005, no Centro Cultural Português.
A peça “Sonho duma Véspera de Exame”, adaptada do texto de José Régio, desenrola-se em torno do momento que antecede um exame de admissão ao liceu de um estudante, Braima. O nervosismo da véspera do exame de admissão acaba por tomar conta de Braima, originando a criação de uma peça dentro da peça, a de Braima…



A estreia foi a 12 de Julho, no Instituto Nacional de Cinema.
No passado dia 16 de Janeiro, o TEB, a propósito do Mês do Teatro, que consiste num conjunto de actividades culturais relacionadas com o teatro, promovido pelo Centro Cultural Português em Bissau, levou à cena a sua última peça “Sonho duma Véspera de Exame”.



Photobucket - Video and Image Hosting

A encenação desta peça está a cargo dos professores do PASEG, Tânia Sá, Sérgio Gaspar e Paulo Rodrigues.

Aproveitando esta iniciativa, alguns alunos do Liceu Nacional não quiseram deixar de marcar presença no público.

Photobucket - Video and Image Hosting

1/18/2007

Liceu Dr. Agostinho Neto em Movimento

A Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Dr. Agostinho Neto está a apostar na reutilização de materiais.
O trabalho foi árduo durante uns tempos…

Mas o resultado está à vista!

Baldes do lixo, separadores de livros e suportes para canetas...

E a mascote desta OficinaInfoNeto!

Simultaneamente com estas tarefas, estão a decorrer algumas actividades abertas à comunidade escolar:

O Cantinho da Ciência é um espaço reservado à realização de experiências de Física e de Química. Uma actividade pioneira nas Oficinas em Língua Portuguesa que faz a delícia de miúdos e graúdos!

As Tardes da Matemática são actividades dinamizadas nas Oficinas em Língua Portuguesa e, embora ainda nos primeiros passos, tem sido uma satisfação verificar o interesse e motivação dos alunos em aderir a estas tardes.

Esta é uma forma de desenvolver o gosto pela Matemática, além de ser uma excelente oportunidade de trabalhar conceitos matemáticos importantes úteis para os alunos e que, eventualmente, possam não estar contemplados no programa oficial da disciplina.

A Língua Portuguesa continua a ser um dos pontos fortes na procura de cursos. Além dos Cursos de Textos Utilitários para professores e funcionários, e do Curso de Textos Práticos para a Vida, para alunos, surgem nesta Oficina o Avental das Histórias, que apela à imaginação dos alunos na criação de pequenas histórias...

Photobucket - Video and Image Hosting

... e Brincar com as Palavras, onde os alunos podem aprender Português, num ambiente mais informal do que a sala de aula.

Photobucket - Video and Image Hosting

Os Cursos de Informática são uma constante nas várias Oficinas em Língua Portuguesa. Os professores são o público alvo destes cursos, pois os seus conhecimentos informáticos são cruciais para acelerar o processo de modernização dos liceus.

Photobucket - Video and Image Hosting

1/17/2007

Oficina em Língua Portuguesa - Liceu Nacional Kwame N'krumah - Exposição de manuais escolares

Para que os novos professores guineenses do liceu ficassem a conhecer um pouco mais sobre o funcionamento das Oficinas em Língua Portuguesa, resolvemos fazer uma exposição, duas vezes por semana, na sala de professores, de alguns manuais escolares e outros livros de apoio à disciplina que optámos por informar nessa exposição.

1/15/2007

Desafio PASEG

Ano novo é vida nova, e, na Guiné-Bissau, começou, depois de algum tempo de espera, o novo ano lectivo. Os liceus estão cheios de vida e a vontade de aprender é enorme.
O PASEG gostava de lançar um pequeno desafio aos leitores deste blog. Nas nossas Oficinas, os alunos adoram ler os jornais e revistas de Portugal que, por vezes, chegam até nós.
Sempre que um jornal é exposto na Oficina, todos querem ler, mesmo sendo um jornal já com algumas semanas. Por isso, o PASEG sabe, e quer partilhar convosco, da existência, em Portugal, de um regime especial dos CTT para o envio de encomendas até 2 quilos para a Guiné-Bissau, pelo preço de apenas 2, 75€.

Assim, se tem em casa jornais e revistas e não necessita deles, porque não enviá-los para os nossos liceus e colaborar, deste modo, para o melhoramento do nível de ensino do português dos nossos alunos?
Pensem neste desafio, e, caso decidam pô-lo em prática, a nossa morada é:

Embaixada de Portugal em Bissau
PASEG
Av. da Cidade de Lisboa
Apartado 76
1021 – Bissau – Codex
Guiné-Bissau

Os nossos alunos agradecem.