10/30/2007

Internet para os alunos

A partir de hoje, os alunos que frequentam a Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Nacional podem navegar na Internet, durante os seus tempos livres. A adesão foi imediata. Todos querem navegar!

10/29/2007

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

17 de Outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e nos Liceus de Bissau esta data não passou despercebida.

Em 2006, numa iniciativa promovida pelo Global Call to Action Against Poverty (GCAP), representado em Portugal pela Pobreza Zero, 23,5 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se contra a pobreza. Estes milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior.
Este ano, as mesmas organizações desafiaram o mundo a bater o recorde do ano anterior. Esta iniciativa foi levada ao conhecimento dos alunos guineenes pelos professores do PASEG e, nos vários Liceus de Bissau, exactamente à mesma hora, os alunos reuniram-se e levantaram-se para se unirem a esta luta.


O pátio do Liceu Samora Moisés Machel foi um dos “palcos” desta manifestação, onde se juntaram algumas centenas de alunos. Assim, eles fizeram parte dos 43,7 milhões de pessoas que ajudaram a lembrar ao mundo que a pobreza é uma dura realidade que urge combater!

10/24/2007

Teatro Escolar - Açúcar ou Veneno


"Açúcar ou Veneno" é a nova peça de teatro que um novo grupo de alunos, do Liceu Nacional do teatro escolar, orientados por um professor do Paseg, se propõe levar a cena em breve.

Pinturas na Oficina


A professora do Paseg, Sofia Martinho, durante os seus tempos livres, tem vindo a dar vida às paredes das Oficinas. Durante este mês, tem dedicado especial atenção às paredes da Oficina em Língua Portuguesa do Liceu Nacional, e elas estão a ficar muito bonitas!

10/23/2007

Colaboradores da Oficina do Liceu Nacional


Três jovens guineenses, Iancuba, Radito e Saliu, que terminaram a 11 ª Classe nos últimos anos, manifestaram uma grande vontade para colaborarem diariamente na Oficina. Desde o início de Outubro que participam nas actividades desta Oficina.

GAP de Matemática e de Português - Sala de Formação do Liceu Nacional

Durante este mês o Paseg preparou a nova sala de formação, disponibilizada pela direcção do liceu. Terminadas as tarefas de preparação da sala, já se encontra em pleno funcionamento para os GAPs de Matemática, Português, Filosofia e Físico-Química.

Nas fotos, em baixo, dois dos professores do Paseg a orientarem um grupo de professores guineenses de Matemática.

Nestas duas fotos, em baixo, mais dois professores do Paseg orientando um grupo de professores guineenses de Português da 9ª e da 7ª Classes, respectivamente.

Curso de Língua Portuguesa - Oficina de Leitura

Um grupo de alunos do Liceu Nacional participando num curso semanal de Língua Portuguesa, na Oficina em Língua Portuguesa.

Aprender Português pela Internet




Arrancou hoje, no Liceu Nacional, a primeira formação pela Internet para os professores guineenses deste liceu.

No âmbito da formação e aperfeiçoamento da língua portuguesa para professores guineenses dos liceus onde o Paseg colabora, desenvolveu-se um projecto “Aprender Português pela Internet”. Este projecto, agora em prática, visa aperfeiçoar o domínio da língua portuguesa oral e escrito; criar hábitos de utilização da língua portuguesa na sala de aula; entender o ensino em português como fonte de interdisciplinaridade; contactar com as novas tecnologias de informação e comunicação e criar hábitos de pesquisa de informação na Internet.

Este tipo de formação é, igualmente, assegurada pelos professores do Paseg nos outros liceus de Bissau, nas Oficinas em Língua Portuguesa.

10/10/2007

Abertura do Ano Lectivo 2007/2008

No passado dia 1 de Outubro, o Primeiro Ministro e Ministro da Educação da Guiné-Bissau presidiram às cerimónias de abertura do novo ano lectivo, na Escola Salvador Allende. Na mesma ocasião inauguraram a biblioteca restaurada do Liceu Nacional.
Passados estes dias, as aulas vão arrancando a conta gotas.