10/31/2008

A Oficina durante a semana

As aulas oficiais ainda não começaram. No entanto, os alunos e os professores guineenses continuam a participar nas actividades das Oficinas.

Nesta semana arrancou mais um curso de português, na Oficina do Liceu Nacional.

Ao mesmo tempo, os alunos da primeira turma de português já vão na segunda semana de actividades. Na segunda-feira trabalharam a construção de um diálogo; na quarta-feira e sexta-feira, estiveram mais concentrados com a "caça" aos adjectivos.

Na terça-feira, apareceram 21 alunos para a actividade de reutilização de computadores. Formaram-se 7 grupos. Cada grupo recebeu um computador e um teclado estragado.
A partir de quarta-feira, começaram a trabalhar na construção das suas obras de arte.

Alguns fizeram, como manda as regras, um plano inicial.

Outros avançaram já para a obra em si.


E a maioria optou por desmanchar primeiro o computador e esperar por inspiração.

10/27/2008

Liceu Dr. Rui Cunha em Outubro

.
No início de cada ano lectivo, os professores do PASEG e os colaboradores das Oficinas levam muito a sério a tarefa de preparar as Oficinas em Língua Portuguesa para a nova temporada.

.
Limpeza, pinturas, retoques, envernizamentos, instalação e recuperação de computadores, organização do espaço… foram as tarefas que ocuparam as primeiras semanas do nosso trabalho.

Durante este período, foram muitos os professores e alunos que passaram pela Oficina para saber quando poderiam inscrever-se nos cursos de português e de informática.

Actualmente os cursos de informática para professores e colaboradores já estão em pleno funcionamento. Estão também abertas inscrições para os cursos de português e de matemática para alunos, os quais irão ter início esta semana no Liceu Dr. Rui Barcelos da Cunha.

Outra tarefa que tem marcado a agenda dos professores e colaboradores desta Oficina é a nova Sala de Formação.

A ideia é recuperar esta sala, transformando-a num espaço mais limpo, acolhedor e com condições suficientes para realizar a formação de professores. Os trabalhos estão a decorrer… Esperamos trazer notícias em breve!

Elaboração de Horários 2008/2009

.
Após a epidemia de cólera ter "supostamente" acalmado na Guiné-Bissau, os professores do PASEG, juntamente com os colegas guineenses, concluíram a elaboração dos horários dos alunos e dos professores para o ano lectivo 2008-2009. A elaboração destes horários permitiu deixar espaço livre nos horários dos professores para assistirem à formação (GAP), que é actualmente uma prioridade do PASEG. Refira-se que nos anos anteriores muitos professores guineenses não puderam frequentar a formação por incompatibilidade de horários.
.


O resultado deste trabalho até parece um Sudoku, com nível de dificuldade baixo, médio e, em muitos casos, alto!

Agora percebemos melhor porque é que os horários nem sempre estavam correctos e porque é que em muitas escolas se repetem os mesmos erros durante anos e anos! É bastante difícil fazer horários, já que há inúmeros factores a serem ponderados. Por exemplo, foi preciso ter em consideração que, para além dos horários nos liceus públicos de Bissau (de 32 horas semanais), os professores dão aulas em escolas privadas (onde podem tirar algum rendimento constante).

Os horários já estão a ser distribuídos desde o último sábado. Esperamos que o trabalho realizado seja benéfico e muito bem aproveitado por toda a comunidade escolar guineense.
.

10/25/2008

Curso de Reutilização de Computadores

Na quinta-feira, um grupo de 50 alunos do Liceu Nacional participou numa sessão de sensibilização para a reutilização de computadores. Primeiro, os professores deram uma explicação sobre o que é a Reutilização. Mostraram alguns exemplos, fotos que foram visualisadas na TV. Partiu-se, em seguida, para a explicação do modo de funcionamento do curso. Assim, os alunos, que mais se sentirem motivados, foram convidados para aparecerem na Oficina, na próxima terça-feira, para o início do curso.



Curso de Português

Na passada quarta-feira, 50 alunos da 10ª e 11ª classe, do Liceu Nacional, iniciaram um curso de Língua Portuguesa. Na primeira sessão, os professores deram uma explicação sobre o funcionamento, em geral, da Oficina. Depois, apresentaram uma sequência de imagens, na televisão, para que os alunos inventassem uma pequena história. No final, os alunos visualisaram na TV alguns dos trabalhos dos colegas e fez-se a correcção em conjunto.

Na segunda sessão, sexta-feira, os alunos dividiram-se em grupo. Primeiro, passaram a limpo as histórias corrigidas. Depois, os professores deram uma explicação sobre o uso do Dicionário, com a jauda do video. Em seguida, foi distribuido aos alunos o livro "Uma Aventura", para que cada um procurasse 4 palavras difíceis. Por fim, cada grupo recebeu um dicionário para que cada um procurasse uma das palavras difíceis. Terminou-se a sessão com o visionamento na televisão de alguns dos trabalhos dos alunos.

10/23/2008

Cursos de Informática

Um grupo de 20 professores guineenses do Liceu Nacional está a frequentar uma formação de informática, enquanto as aulas lectivas não arrancam.
Para alguns, poucos, é a primeira vez. Mas, para a maioria, o objectivo é recordar algumas técnicas esquecidas.



Ao mesmo tempo, os colaboradores desta Oficina estão dar um curso de Informática aos alunos do Liceu Nacional.

10/14/2008

Abertura oficial do Ano Lectivo 2008/2009

Foi numa cerimónia oficial, no Liceu Nacional, que o Primeiro-Ministro Carlos Correia comemorou a abertura oficial deste novo ano lectivo.
Todos os Agentes da Cooperação Portuguesa do PASEG estiveram presentes, bem como a Coordenadora do PASEG, Dra. Helena Castro.

Agora, resta-nos esperar que a abertura se concretize.