6/26/2009

Mata-lixo

Na Oficina do Liceu Samora Moisés Machel iniciou-se, há dois meses, um projecto de reciclagem. Deste atelier nasceram peças interessantíssimas e, com o desfile no III Sarau PASEG, algumas delas foram até mesmo vendidas.


E assim surgiu a ideia de criar um novo blog, de forma a divulgar este trabalho e a expandir "o negócio" destes jovens guineenses. Muitos deles já terminaram os seus estudos, mas não têm emprego nem perspectivas de o conseguir. Quem sabe se, com esta iniciativa, eles não ganham, pelo menos, o seu "mata-bicho" diário.



Venha conhecer melhor este projecto em http://mata-lixo.blogspot.com/

6/16/2009

16 de Junho: Dia da Criança Africana

"As crianças da Guiné-Bissau são muito corajosas e batalhadoras. Trabalhar e só depois brincar faz parte, para eles e para os seus educadores, de uma reciprocidade indispensável a uma boa educação. Aprendem muito cedo que a vida é um mar intransitável que invalida esforços e esperanças, pelo que lhes resta respeitar e obedecer aos outros, especialmente aos mais velhos e, sobretudo, aceitar as condições económicas em que vivem. (...)

(...) Diz-se que uma boa uma menina é aquela que, ao levantar-se da cama, se preocupa antes de tudo com a vassoura para varrer a casa, depois com a água para encher o pote e para lavar as tigelas (louça) e só depois é que cuida de si própria, lavando-se e tomando o pequeno-almoço para depois brincar. Isto é eterno na mente das meninas, mesmo estando hospedadas noutra casa. E diz-se também que um bom menino é aquele que procura lenha para a cozinha da casa, segue o pai à horta e, quando mandado, faz o que lhe é dito sem reclamações ou murmúrios. É com esta mente que crescem. É dentro desta sociedade que representam aquilo que são. (...)"

Crónica de Amadú Dafé

6/14/2009

III SARAU PASEG

O cenário do III Sarau PASEG, da autoria das professoras Dulce e Isabel.
Fotos de actividades de cada Oficina, em exposição. (clique para ampliar, por favor)




Um pouco antes do início do Sarau, os alunos de Guitarra do Centro Cultural Português, animaram os convidados do Sarau que vinham chegando, com canções de poemas de vários poetas da Guiné-Bissau.

Os alunos da Escola Salvador Allende abriram, mais uma vez, o Sarau com uma canção e uma peça teatral, da responsabilidade da professora Paula.


Alunos da Oficina do Liceu Dr. Agostinho Neto desafiaram o público a quebrar um pau apoiado em dois copos, tudo sem partir os copos.

Este ano o Sarau teve pela primeira vez a participação de um professor guineense. O professor Humberto, do Liceu Nacional, apresentou de uma forma inesperada e cómica, como se faz um discurso sem se dizer absolutamente nada durante muito tempo.

O aluno Benhanquerem, o mesmo mágico do Sarau do ano anterior, apresentou um video onde ele levitava.

Os alunos da professora Isabel, voltaram a desafiar o público. Desta vez, o desafio era o de sentar 20 pessoas a partir de uma cadeira apenas.






O momento alto do Sarau foi um desfile ecológico, da autoria das professoras Sofia Gaspar e Maria.
De novo, os alunos da professora Isabel explicaram e mostraram o funcionamento de uma erupção vulcânica.
Como não podia deixar de ser tradição, 0 Canto da Samora, este ano com a professora Fátima, encerrou o evento cultural.
O professor Élio este ano tomou o controlo do som.

A equipa que organizou o III Sarau PASEG.

6/13/2009

III SARAU PASEG - Primeiras Imagens

Estas são as primeiras imagens, algumas um pouco desfocadas (pelo que pedimos desculpas), do III Sarau PASEG, para que os amigos do PASEG que nos acompanham pelo Blogue no exterior possam ver como correu o Sarau. Faltam ainda algumas fotografias, nomeadamente de uma demonstração de uma erupção vulcânica; uma fotografia do professor Élio, responsável pelo som e tecnologias; e da professora Sofia Gaspar, também organizadora do III Sarau. Essas fotografias seguirão num segundo post.